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Publicações tendenciosas russas atingiram 126 milhões de americanos no Facebook

O Facebook revelou esta segunda-feira que vários grupos russos publicaram mais de 80 mil posts durante mais de dois anos, na tentativa de influenciar as eleições presidenciais de novembro de 2016 nos EUA. A rede social estima que 126 milhões de americanos tenham sido expostos a publicações tendenciosas.

Dado Ruvic

O Facebook avança que cerca de 126 milhões de utilizadores americanos possam ter sido expostos a publicações tendenciosas criadas por vários grupos russos entre janeiro de 2015 e agosto de 2017.

De acordo com a CNN, os tais 126 milhões de utilizadores dizem respeito a mais de 50% do eleitorado dos EUA.

Os advogados das empresas Facebook, Twitter e Google deverão aparecer publicamente em audiências diante do Senado ainda esta semana para serem questionados sobre a alegada tentativa russa de divulgar informações falsas, de forma a influenciar a eleição presidencial norte-americana de novembro de 2016, da qual Donald Trump saiu vitorioso.

O governo russo sempre negou qualquer tipo de intervenção nas eleições norte-americanas, ou qualquer tipo de favorecimento a Donald Trump ou a Hillary Clinton, que saiu derrotada das eleições.

O conselheiro-geral do Facebook, Colin Stretch, avançou que foram publicados cerca de 80 mil conteúdos em dois anos, criados pela Agência de Pesquisa de Internet da Rússia - a plataforma de internet ligada ao Governo russo.

As publicações, que podem ter sido vistas por 126 milhões de americanos, dizem respeito a divisões políticas e sociais, ao armamento nos EUA, aos grupos LGBT ou até mesmo à questão da imigração.

"Aparentemente, as publicações tinham como objetivo ampliar as divisões na sociedade", disse Colin Stretch, citado pela BBC.

O conselheiro-geral do Facebook considerou ainda as publicações como "profundamente perturbadoras".

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