Mundo

Coreia do Norte ameaça EUA com "ataque inimaginável"

O regime norte-coreano condenou hoje as manobras navais que os Estados Unidos realizam juntamente com a Coreia do Sul na península e ameaçou responder com um "ataque inimaginável".

USS Ronald Reagan e USS Stethem
Kenneth Abbate/U.S. Navy/Handout via REUTERS

O Comité de Emergência em Oposição aos Exercícios de Guerra Nuclear criticou a mobilização na península de ativos estratégicos nucleares por parte de Washington, através de uma nota publicada pela agência estatal norte-coreana KCNA, citada pela sul-coreana Yonhap.

O Pentágono destacou o porta-aviões de propulsão nuclear USS Ronald Reagan e dois contratorpedeiros, entre outros navios, para estas manobras que deverão estar concluídas a 20 de outubro.

"Os Estados Unidos enlouqueceram ao colocar sob o nosso nariz os alvos que tínhamos definido como primários. Os Estados Unidos deviam já esperar enfrentar um ataque inimaginável, num momento inimaginável", diz o texto.

O comité norte-coreano assegurou que Washington destacou também o submarino nuclear USS Michigan, cuja participação não foi confirmada oficialmente.

"Isto demonstra que os Estados Unidos e as suas marionetas [referência à Coreia do Sul] estão a preparar-se para um 'ataque preventivo'" contra a Coreia do Norte, acrescentou.

As manobras dos aliados acontecem depois de a tensão na região se ter atenuado, e mais de um mês depois de Pyongyang realizar os últimos testes de armamento, que incluíram um teste nuclear a 03 de setembro e o lançamento de um míssil que sobrevoou o Japão no dia 15 do mesmo mês.

Lusa

Últimas