Mundo

Várias réplicas sentidas após sismo no norte de Chiapas, México

Várias réplicas, a maior de magnitude 5,7 na escala aberta de Richter, foram sentidas hoje após o forte sismo de mais de 8 graus registado no norte de Chiapas, no México.

Dadang Tri/ Reuters

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), o terramoto teve uma magnitude de 8,1, mas o Serviço Sismológico Nacional do México elevou a magnitude para 8,4.


De acordo com a agência de notícias EFE, uma réplica de 5,7 foi sentida às 05:01 TMG (06:01 em Lisboa), 12 minutos depois do primeiro abalo, tendo sido ainda registadas diversas outras. Pelas 05:17 TMG foi registada uma réplica de 5,4, pelas 05:24 TMG outra de 5,2 e uma quarta igualmente de magnitude 5,2 pelas 05:33 TMG.


Os epicentros das quatro réplicas registaram-se no oceano, entre o norte do estado de Chiapas e o sul do de Oaxaca.
O sismo inicial ocorreu a 33 quilómetros de profundidade, às 04:49 TMG e o epicentro foi a 119 quilómetros a sul-sudoeste de Tres Picos (Chiapas, México).


O abalo foi igualmente sentido na Cidade do México.


O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico ativou um alerta para o México, com ondas que podem chegar aos três metros, assim como no resto da costa latino-americana do pacífico, em várias ilhas deste oceano e em alguns países da Ásia e Oceania como Indonésia, Japão, China ou Austrália, com ondas até um metro.

Lusa

Últimas