À semelhança do que aconteceu nas gravidezes anteriores, Kate Middleton tem sofrido de hiperémese gravídica, uma perturbação que afeta principalmente as primeiras semanas de gestação e que se caracteriza por náuseas e vómitos graves que provocam perda de peso e desidratação. Por esse motivo, Kate tem sido obrigada nos últimos dias a cancelar vários compromissos pessoais e oficiais.
O príncipe William acompanhou o filho à escola, situada nas proximidades do Palácio de Buckingham. Ele próprio e o irmão, príncipe Harry, também entraram para a escola aos 4 anos, a mesma idade de George.
Na Thomas's Battersea foram recebido pela responsável do estabelecimento de ensino, Helen Haslem. Sem grande entusiasmo e com a timidez natural da maioria das crianças num primeiro dia de escola, George deu a mão a Helen que acompanhou o novo aluno à sala de aula. Anteriormente, o príncipe frequentou um infantário em Norfolk, a nordeste de Londres.
Um guia britânico sobre as melhores escolas do Reino Unido classifica Thomas's Battersea da seguinte maneira: "É uma escola grande, concorrida e moderadamente católica para pais cosmopolitas que querem dar aos seus filhos a melhor educação que o dinheiro pode comprar".
O primeiro dia de escola de George acontece na mesma semana em que a Casa Real britânica anuncia a gravidez de Kate, de 35 anos. Não se sabe ainda se os duques de Cambridge aguardam um menino ou uma menina. A segunda filha do casal chama-se Charlotte e tem 2 anos.