Mundo

Coreia do Sul termina instalação de escudo antimíssil

A Coreia do Sul completou hoje a instalação do sistema antimíssil THAAD no seu território com a colocação de quatro intercetores de projéteis adicionais para melhorar a defesa em caso de um ataque da Coreia do Norte. As novas plataformas de lançamento instaladas juntaram-se às já colocadas no terreno, um antigo campo de golfe situado a cerca de 300 quilómetros de Seul, e a 18 quilómetros da cidade de Seongju. Nesta localidade, dezenas de pessoas ficaram feridas em confrontos com a polícia, num protesto contra a instalação do escudo antimísseis.

Kim Hong-Ji/ Reuters

"O Governo instalou provisoriamente as plataformas de lançamento adicionais do sistema THAAD das Forças dos Estados Unidos na Coreia do Sul para proteger a vida e a segurança das pessoas das cada vez mais intensas ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", disse o Ministro de Defesa de Seul em comunicado.


O Ministério explicou que a instalação é provisória, sendo tomada uma decisão sobre o seu destacamento permanente quando forem realizados estudos de impacto ambiental. O Presidente Moon Jae-in tinha paralisado, em junho, a instalação dos quatro dispositivos, por falta destes estudos, obrigatórios por lei.

Com Lusa




Últimas