Mundo

Autoridades britânicas libertam suspeito de ter organizado ataque contra policias

A polícia britânica anunciou esta quarta-feira que libertou um homem de 30 anos detido no domingo, na zona oeste de Londres, por suspeita de estar ligado ao ataque contra vários polícias em frente ao Palácio de Buckingham.

Hannah Mckay

O homem foi detido no domingo, dois dias depois do ataque, por suspeita de estar implicado no planeamento e na preparação, bem como ter instigado a que se realizasse um ato de terrorismo.

"Depois foi libertado da custódia policial sem que lhe fossem aplicadas medidas adicionais" de privação de liberdade, indicou a polícia em comunicado.

Já o homem que atacou os polícias na sexta-feira, um cidadão de 26 anos originário de Luton, norte de Londres, continua "sob custódia policial", acrescenta o comunicado.

A autorização de detenção do homem que atacou os polícias é válida até 1 de setembro, sexta-feira.

Segundo a polícia, o agressor tentou servir-se de "um sabre com 1,20 metros que estava no lugar do passageiro" do seu carro e "gritou várias vezes Allah Akbar [Alá é Grande]" ao atacar polícias desarmados em frente ao Palácio de Buckingham, onde - naquela altura - a Rainha não estava presente.

Foi neutralizado com gás incapacitante depois de ter causado ferimentos ligeiros a três polícias.

"Pensamos que o homem atuou sozinho e, nesta fase, não estamos à procura de outros suspeitos", disse no sábado a polícia, que classificou o incidente como "um ato de terrorismo".

Lusa

Últimas