"Treze pessoas morreram hoje no distrito de Dinajpur e outra morreu no de Lalmonirhat, onde três pessoas continuam desaparecidas", disse à EFE o diretor-geral do Departamento de Gestão de Desastres, Reaz Ahmed.
Cerca de meio milhão de pessoas de 18 distritos do norte do país foram afetadas pelas inundações e pelas subidas fortes dos rios nos últimos dias, acrescentou Ahmed.
Na região mais afetada, no distrito de Dinajpur, 125 mil pessoas foram retiradas para 200 refúgios, adiantou o subcomissário da polícia local, Mir Khairul Alam.
"As inundações apanharam as pessoas de surpresa. É uma zona essencialmente seca, pelo que as pessoas não sabem como reagir face a esta situação", afirmou.
Em junho, 18 pessoas morreram no noroeste do país por causa de inundações, de acordo com o Departamento de Gestão de Desastres.
Localizado no gigante Delta do Ganges, com pouca elevação relativamente ao nível do mar e com um quinto do seu território cercado de rios e afluentes, o Bangladesh costuma ser alvo de inundações na época das monções.
Lusa