O arquipélago do sudeste asiático assinou, na semana passada, com a Rússia um memorando de entendimento que prevê a compra de 11 caças russos "Sukhoi" na troca de bens de primeira necessidade, indicou um porta-voz do Ministério do Comércio da Indonésia.
"A ideia foi lançada no ano passado. Algumas pessoas sugeriram que a Indonésia devia trocar os aviões pelos nossos principais produtos", declarou o porta-voz Marolop Nainggolan à agência noticiosa France Presse (AFP).
As novas sanções contra a Rússia, aplicadas no início do mês, pela União Europeia e Estados Unidos estão relacionadas com a alegada ingerência de Moscovo nas presidenciais norte-americanas de 2016 e com a anexação da região ucraniana da Crimeia.
O ministro do Comércio da Indonésia, Enggartiasto Lukita, afirmou que as sanções, que obrigam Moscovo a procurar novos mercados, podem representar uma boa notícia para a Indonésia.
"É uma oportunidade que não devemos perder de vista", declarou na semana passada em Moscovo.
O acordo, que deve ser aplicado pelo conglomerado público russo Rostec e o indonésio PT Perusahaan Perdagangan Indonesia, pode abrir caminho a outros acordos bilaterais na área da energia e aviação, sublinhou.
O valor das trocas, anunciadas no dia em que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, inicia uma visita à Indonésia, não foi divulgado.
Lusa