Vários ministros trocam o seu cargo pelo de vice-primeiro-ministro, enquanto outros que ocupavam até agora essa pasta assumem um ministério, no que está a ser encarado como a promoção de fiéis do Presidente, Recep Tayyip Erdogan, na hierarquia do Estado.
Assim, o até agora vice-primeiro-ministro Nurettin Çanikli troca de posto com o ministro da Defesa, Fikri Isik, enquanto o seu colega Numan Kurtulmus vai gerir a Cultura e Turismo.
Binali Yildirim designou para a Justiça o constitucionalista Abdulhamit Gul, que ocupa o lugar deixado por Bekir Bozdag, também apontado para vice-primeiro-ministro.
Uma novidade foi a integração na equipa de Jülide Sarieroglu, que substitui o ministro do Trabalho, Mehmet Müezzinoglu, e que se torna a segunda mulher do gabinete após a titular da Família e Assuntos Sociais, Fatma Betül Sayan Kaya, que mantém o seu posto.
Ao contrário da sua colega no Executivo, Sarieroglu não utiliza na sua foto oficial o lenço islamita que exibem cerca de metade das 33 deputadas do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder).
No total, são integrados seis novos nomes num Governo com 27 representantes, incluindo cinco vice-primeiros-ministros, enquanto cinco ministros mudam de cargo.
As alterações no gabinete, admitidas desde há algumas semanas, foram anunciadas após uma reunião de duas horas entre Yildirim e Erdogan.
Lusa