Mundo

Boko Haram raptou 37 mulheres e matou outras 9 pessoas no Níger

O grupo extremista nigeriano Boko Haram raptou no domingo 37 mulheres e matou outras nove pessoas numa localidade do sudeste do Níger, perto da fronteira com a Nigéria, anunciou hoje o governador da região de Diffa (sudeste).

Elemento de uma das milícias do Boko Haram na Nigéria.
Akintunde Akinleye

"Os elementos do Boko Haram (...) degolaram nove pessoas (...) Eles levaram mulheres, 37 mulheres", afirmou o governador Laouali Mahmane Dan Dano à televisão pública do Níger.

O responsável adiantou que as Forças de Defesa e Segurança já estão no encalço dos raptores, referindo esperar-se "que nos próximos dias as mulheres sejam encontradas e libertadas".

O governador, que na segunda-feira se deslocou a Ngalewa, a localidade atacada, explicou que "os elementos do Boko Haram vieram a pé" para se introduzirem de modo furtivo através do lago Chade e furarem o dispositivo de segurança.Ngalewa, que se situa a alguns quilómetros da cidade de Kabaléwa, a norte de Diffa, "sempre se opôs ao Boko Haram, foi por isso que eles vieram atacar cidadãos pacíficos", disse Dano.

Contactado pela agência France-Presse por telefone, o presidente da câmara de Ngalewa, Abari El Hadj Daouda, disse que o ataque ocorreu no domingo à noite "entre as 22:00 e as 23:00 (mesma hora em Lisboa)", referindo "cerca de 30 ou 40 mulheres e crianças raptadas pelos atacantes" e nove pessoas foram mortas.

A região de Diffa, com cerca de 600.000 habitantes, é alvo desde 2015 de ataques do Boko Haram. Acolhe mais de 300.000 refugiados e deslocados, dos quais milhares vivem no meio da população já muito pobre, segundo a ONU.

Lusa

Últimas