O cubo de Rubik é dos brinquedos mais intemporais que existem. Os nosso avós conhecem, os nossos pais brincaram com ele, nós brincámos com ele e as pessoas que nasceram já neste milénio também tentam, ou tentaram, desvendar o enigma por trás deste objeto.
A ideia para a construção deste cubo surgiu dos alunos Martin Harris e Samuelina Wright, em 2014, no Dia do Pi. Martin Harris tem a particularidade de conseguir resolver o cubo em 43 segundos e Samuelina Wright consegue baralhá-lo e voltar a montá-lo de forma perfeita.
O primeiro grupo de alunos trabalhou no projeto até ao ano em que terminaram os estudos. Em 2016 uma outra equipa composta também por estudantes ficou responsável pelos ajustes finais.
O cubo de Rubik é feito maioritariamente de alumínio e pesa 681 quilos. Devido ao peso e ao tamanho, as peças não conseguem deslizar como as do objeto original. Nesse sentido foi necessário implementar um sistema de rolamentos.
Em entrevista ao The Huffington Post, Helsey Hockstrand, um dos instrutores dos alunos começa por explicar o processo de criação: "No interior do nosso cubo gigante temos rolos e rolamentos de transferência para que todos os cubos se toquem uns aos outros através de atrito de rolamento".
Veja aqui o momento de montagem do cubo:
O projeto está em exibição desde o dia 13 de abril no G.G. Campus Brown Edifício Norte da Universidade de Michigan. Os criadores dizem que demora cerca de uma hora resolver o cubo por completo.