Mundo

Cadete detido por "cumplicidade com o terrorismo" em São Petersburgo

Um aluno de um instituto militar russo foi detido e acusado de "cumplicidade com o terrorismo" em São Petersburgo, anunciou esta quinta-feira o tribunal militar da cidade, palco no início de abril de um atentado mortífero no metropolitano."

O ataque causou 15 mortos e quase 70 feridos.
© Stringer . / Reuters

"Vadim Ossipov, cadete no Instituto Militar de Engenharia Espacial Mojaiski, foi colocado em detenção até 9 de junho", o tempo da investigação, precisou o serviço de imprensa do tribunal.

O jovem é suspeito de "cumplicidade com o terrorismo", adiantou o tribunal, sem indicar se a detenção está relacionada com o atentado de 3 de abril em São Petersburgo, que causou 14 mortos e dezenas de feridos.

O presumível autor, Akbarjon Djalilov, 22 anos, originário do Quirguistão, foi um dos mortos. Desconhecem-se os seus motivos, mas o comité de inquérito russo disse estar a analisar as suas eventuais ligações ao grupo extremista Daesh, embora este não tenha reivindicado o atentado.

A justiça russa acusou na semana passada oito pessoas de "terrorismo" e "cumplicidade com o terrorismo" neste caso.

As forças da segurança também detiveram nos dias que se seguiram ao atentado em São Petersburgo sete cidadãos de países da Ásia central suspeitos de recrutarem "terroristas".

Lusa

Últimas