Mundo

Forças iraquianas recuperam edifícios do governo, museu e bairros em Mossul

As forças iraquianas assumiram esta terça-feira o controlo dos principais edifícios do governo da província de Mossul, Iraque, e um museu, nos combates contra o grupo extremista Estado Islâmico para tentar assumir o controlo total daquela cidade.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Os avanços, que incluíram também a conquista de três bairros, foram anunciados ao terceiro dia de uma ofensiva contra o grupo extremista a oeste de Mossul, a maior fortaleza urbana ainda dominada pelos "jihadistas".

Aqueles últimos avanços colocam as forças do governo mais perto da cidade antiga de Mossul, densamente povoada e onde se acredita que estejam centenas de milhares de civis ainda controlados pelo grupo extremista. O Comando de Operações Conjuntas do Iraque referiu, em comunicado, que a polícia federal e a divisão de resposta rápida foram capazes de "libertar" a sede do governo provincial de Nínive.

As forças iraquianas também assumiram o controlo da ponte de Al-Hurriyah.Todas as pontes que atravessam o rio Tigre em Mossul foram danificadas ou destruídas e as forças iraquianas precisam de repará-las ou instalar pontes flutuantes para ligar as duas margens do rio que dividem a cidade.

Enquanto prosseguem os combates, a ONU e organizações não-governamentais locais e internacionais dão assistência aos deslocados.

O Conselho da Noruega para os Refugiados alertou hoje que cerca de 400.000 pessoas permanecem nos bairros ocidentais de Mossul.A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) anunciou esta terça-feira a abertura de um novo acampamento para os deslocados com capacidade para acolher 10.200 pessoas.

Um total de 195.000 pessoas está em 21 acampamentos nos arredores da cidade e 50.000 chegaram nas duas últimas semanas.

Lusa

Últimas