Mundo

Instalações do principal partido pró-curdo da Turquia saqueadas por manifestantes

As instalações do principal partido pró-curdo da Turquia foram este sábado saqueadas por dezenas de manifestantes em Kayseri, no centro do país, depois de um ataque atribuído ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ter provocado 13 mortos.

© Stringer . / Reuters

Os manifestantes entraram nas instalações do Partido Democrático dos Povos (HDP), lançaram papéis na rua e retiraram o painel do HDP que estava afixado na entrada do edifício, segundo imagens da agência de notícias Dogan.

Um grupo conseguiu chegar ao telhado do edifício, onde içou uma bandeira vermelha, além de ter ateado uma pequena fogueira.

Entretanto, o Governo turco apontou o PKK como o provável responsável pelo atentado à bomba contra um autocarro em Kayseri e que provocou, pelo menos, a morte a 13 soldados e ferimentos em 48.

O principal partido pró-curdo é geralmente acusado pelo Governo turco de apoiar o PKK e considerado "organização terrorista" pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.

Vários dos membros do HDP, incluindo os seus dois presidentes, estão atualmente detidos por supostas ligações com o grupo armado curdo, acusações de que o partido nega veementemente.

A Turquia tem vivido uma série de atentados mortais em 2016, atribuídos tanto a islamitas como a militantes curdos, que fizeram dezenas de mortes.

Lusa

Últimas