Mundo

NASA recompensa quem resolver o problema do "cocó espacial" 

O que fazer quando se tem uma necessidade súbita a satisfazer mas se está a caminho de Marte e preso num fato de astronauta? A NASA oferece 30 mil dólares a quem encontrar uma solução para a problemática do "cocó espacial".

Astronauta Carlos I. Noriega numa saída da Estação Espacial Internacional a 5 de dezembro de 2000.
NASA

Catarina Solano de Almeida

Os inventores têm até 20 de dezembro deste ano para apresentarem a solução para um problema muito sério nas viagens espaciais. Vários dias sem a possibilidade de os astronautas irem à casa de banho.

"A clássica solução das fraldas é sempre possível", escreve a NASA na descrição do concurso. "Mas a fralda é apenas uma solução temporária porque não dura mais do que um dia no que respeita à segurança sanitária e proteção".

Ora, os astronautas que viajam numa nave espacial estão no mínimo 10 horas sem poder ir a uma casa de banho. Os três astronautas que partiram na nave Soyuz a 17 de novembro tiveram de esperar mais de dois dias, 50 horas, até entrarem na Estação Espacial Internacional. A cápsula russa tem apenas uma pequena sanita portátil semelhante a um jarro.

No futuro, nas missões a Marte que poderão acontecer em 2030, o período sem casa de banho será no mínimo de seis dias.

Uma vez dentro do volumoso fato "é impossível ao astronauta ter acesso ao seu próprio corpo, nem sequer para coçar o nariz", explica a NASA. É por isso que a agência espacial norte-americana está disposta a dar recompensas para fatos espaciais com um sistema de gestão de integrado de fezes, urina e menstruação.

É preciso evitar todo o risco de infeções ou irritações que resultam do contacto prolongado das excreções com a pele, bem como contrariar os efeitos da microgravidade, que faz os líquidos flutuarem no espaço.

As invenções que ganharem o Concurso Cocó Espacial serão testadas pela NASA dentro de um ano e deverão ser utilizadas dentro de três anos.

Últimas