Mundo

Cuecas da companheira de Hitler leiloadas por mais de 3.000 euros

Um par de cuecas de cor lilás pertencente a Eva Braun, companheira de Hitler, atingiram num leilão no Reino Unido o valor de 2.900 libras, quase 3.300 euros. Este foi apenas um dos artigos que foram licitados na casa de leilões Philip Serrell.

PHILIP SERRELL

Um anel em ouro, uma pequena caixa com espelho em prata, ainda com o batom vermelho usado por Eva Braun no interior, foram também leiloados e adquiridos pelo mesmo colecionador privado. Nenhum destes artigos atingiu, no entanto, o mesmo valor da peça de roupa interior.

As cuecas de cor lilás e com as iniciais de Eva Braun bordadas foram a leilão na expetativa de virem a ser licitadas por 400 libras, mas afinal chegaram às 2.900.

Sophie Jones, avalista da casa Philip Serrell, em Malvern, Inglaterra, onde decorreu o leilão, disse à BBC que várias pessoas continuam interessadas nestes artigos, geralmente colecionadores privados.

"Normalmente são pessoas fascinadas por esse período histórico", referiu Sophie Jones, e acrescentou que a maioria dos artigos que foram a leilão, incluindo as cuecas de Eva Braun, fazem-se acompanhar de certificados de autenticidade.

Companheira de uma vida, mulher por menos de dois dias

Eva Braun foi companheira de Adolf Hitler por muitos anos. Conheceram-se em Munique quando Eva tinha apenas 17 anos e trabalhava como modelo para Heinrich Hoffmann, fotógrafo pessoal de Hitler.

Passou a ser presença frequente na casa refúgio de Hitler em Obersalzberg, em 1936. Aí viveu durante a Segunda Guerra Mundial. Embora não participasse em eventos públicos, era considerada uma figura crucial no círculo íntimo do Führer.

Com a queda do Terceiro Reich, Eva jurou lealdade a Hitler e juntou-se a ele em Berlim. Foi aí que casaram, numa breve cerimónia civil, numa altura em que o exército vermelho avançava. Menos de 40 horas depois o casal suicidou-se, Eva com uma cápsula de cianeto e Hitler com um tiro na cabeça.

Últimas