Na Saudação aos Peregrinos, o cardeal Pietro Parolin disse também que o Mundo "faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida" e, por outro lado, elogiou quem vive com "justiça e fraternidade".
"Quem entra cheio de gratidão nos corações da Mãe, da Igreja, de Cristo, não pode deixar de ficar maravilhado, vendo neles um modo de viver diverso daquele do Mundo. Enquanto o Mundo vive segundo a lei do mais forte e se deixa tragicamente encantar pela mentira, aqueles corações vivem a lei da mansidão e da reconciliação, transbordantes de beleza, verdade e paz".
E acrescentou o chefe da diplomacia da Santa Sé: "O Mundo faz da corrupção o segredo duma vida bem-sucedida, ao passo que aqueles corações refulgem com a justiça e a fraternidade que jorram do coração da Santíssima Trindade".
Pietro Parolin apelou ainda aos peregrinos para que, nesta peregrinação que assinala os 99 anos das Aparições, experimentem, "plenamente", a "gratidão, maravilha, compromisso comum".
A 212 dias da prevista visita do papa a Fátima -- a 13 de maio de 2017 -- Pietro Parolin disse-se ainda feliz por estar na Cova de Iria, "peregrino com todos", e observou que, no coração da Igreja, "não se entra de ânimo leve, nem com ligeireza; não se entra com violência nem com a força; e também não entra com engano".
O representante do Vaticano concluiu a saudação, apelando aos peregrinos para que rezem pelo papa Francisco e também por si e que aqueles ponham de lado qualquer temor.
A peregrinação internacional de outubro iniciou-se oficialmente às 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.
Pelas 21:30, decorre um dos pontos altos do primeiro dia de celebrações, a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, no recinto, e a missa internacional.
Na quinta-feira, a celebração final começa às 09:00 com o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, a partir das 10:00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.
Lusa