Mundo

Monitorizar a diabetes no smartwatch

Um sensor à base de cobre para detetar a glucose nos fluidos corporais poderá revolucionar a forma como se monitoriza, por exemplo, a diabetes.

Reuters

Investigadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, criaram uma estrutura porosa que, dizem, consegue deterar rapida e rigorosamente os níveis de glucose , nos fluidos corporais.

Os diabéticos têm níveis baixos de insulina, uma hormona que converte o açúcar em energia.

A alimentação e a atividade física podem, juntamente com outros fatores, influenciar os níveis de glucose, que têm de ser monitorizados diariamente.

Os dispositivos existentes são, no entanto, de tecnologia dispendiosa, sobretudo devido ao uso de metais preciosos como a platina no seu sensor. O cobre, por seu turno, é um bom consutor mas muito reativo quando exposto ao ar.

Os investigadores conseguiram, porém, uma mistura de cobre líquido com polistireno, que resulta num dispositivo de estrutura porososa, semelhante a uma esponja.

Os cientistas esperam que este sensor de cobre possa futuramente ser integrado num smartwatch, por exemplo, fornecendo através do suor leituras constantes do nível de glucose do seu portador - que poderão até ser enviadas diretamente ao médico.

Últimas