As forças de segurança na cidade central de Kayseri procederam à detenção do presidente da empresa detida pela sua família Boydak Holding, Mustafa Boydak, e dois outros executivos, informou a agência de notícias Anadolu.
Mustafa Boydak e os dois outros executivos - Sükrü e Halit Boydak - foram detidos nas suas casas.
As detenções foram realizadas como parte de uma investigação ao financiamento das atividades do Fethullah Gülen na Turquia.
Ancara responsabiliza o clérigo turco Fethullah Gülen pelo falhado golpe de Estado realizado a 15 de julho contra o Presidente Recep Tayyip Erdogan.
O clérigo negou, a partir dos Estados Unidos, onde está exilado, ter qualquer ligação ao golpe de Estado falhado.
Quase 16.000 pessoas foram detidas até à data na sequência da tentativa falhada de golpe de Estado.
Na quinta-feira, a Turquia advertiu o Quirguistão do risco de golpe de Estado por simpatizantes do clérigo turco, explicando que eles se infiltraram em todas as instituições daquela ex-república soviética.
Após o fracasso do golpe de Estado, a agência turca Anadolu afirmou que uma organização com ligações a Gülen tem atuado em nove escolas primárias e secundárias, duas escolas internacionais e uma universidade no Quirguistão.
Ancara acusa Fethullah Gülen de estar a construir a sua influência através de uma extensa rede de ensino privado, não só na Turquia, mas também na África e na Ásia Central.
Lusa