Ontem Já Era Tarde

Cristóvão Carvalho: “O meu treinador é Jürgen Klopp. Sei que ele gostava de treinar o Benfica”

O candidato à presidência do Benfica, nas eleições marcadas para 25 de outubro, admite que só entrou no Estádio da Luz quando já estudava Direito na Universidade Lusíada. Filho de emigrantes, nasceu em França, mas regressou a Portugal ainda em criança, para viver com os avós em Trancoso. “Naquele tempo, só ouvia os relatos do Benfica na rádio e, de vez em quando, conseguia ver um jogo na televisão.”

Luís Aguilar

“Não havia dinheiro para comprar bilhetes, mas conheci colegas que tinham formas criativas de entrar no estádio e foi com eles que comecei a ir.”

Cristóvão Carvalho emociona-se ao recordar esse período da sua vida.

“Para eu poder estar em Lisboa, a estudar numa universidade privada, os meus pais fizeram muitos sacrifícios. Vieram de França, construíram a sua casa e tinham um negócio que não corria bem. Lembro-me de o meu pai ter os sapatos rotos para que eu pudesse estudar. Devo-lhes muito.”

Num percurso feito a pulso, o agora advogado não esconde as suas ambições para o Benfica e garante que quer estar rodeado dos melhores.

“Comigo, Bruno Lage não fica para lá do contrato [termina no final da época]. Preciso de um treinador de nível de excelência, que já tenha conquistado a Champions e que queira ganhar uma Champions no Benfica. Só há um nome na minha cabeça: Jürgen Klopp.”

O treinador alemão deixou o Liverpool e atualmente é diretor da Red Bull para o futebol. Cristóvão Carvalho acredita que conseguiria convencê-lo a voltar ao ativo.

“Ele chegou a dizer que o Benfica é um grande clube que um dia gostaria de treinar. Alguém que afirma isto tem algo mais do que os outros para estar no clube.”

“Prometo aos benfiquistas uma final de Champions daqui a quatro ou cinco anos”

O discurso é ambicioso. Cristóvão Carvalho sonha com um Benfica de excelência a nível europeu e afirma ser o único dos candidatos com um projeto nesse sentido. A possível contratação de Klopp faz parte de um plano que culminaria na presença do clube na final da Liga dos Campeões, algo que o Benfica não alcança desde 1990, quando perdeu 1-0 com o Milan.

“No Benfica atual é óbvio que não dá para ganhar uma Champions. Mas eu tenho um projeto financeiro voltado para essa meta. Posso prometer aos benfiquistas que, daqui a quatro ou cinco anos, estaremos a jogar uma final de Champions.”

“Comigo à frente, João Neves vai regressar ao Benfica”

João Neves trocou o Benfica pelo Paris Saint-Germain em 2024, por 60 milhões de euros. Cristóvão Carvalho é um dos vários candidatos que critica a decisão, que levou o médio a sair da Luz e rumar a Paris para conquistar quase tudo numa só época.

“O Benfica negociou o João Neves porque estava com um grave problema de tesouraria. Se lhe dessem três milhões de euros brutos, ele ficava. Ele queria ficar. Devia ter-se pago cada cêntimo, não só por ser um grande jogador, mas também pela sua mística pelo Benfica. Nos próximos 20 ou 30 anos não vai nascer outro João Neves. Garanto que vou fazer tudo para que ele volte ao Benfica assim que puder. É daqueles à moda antiga, como Coluna ou Eusébio. É feito dessa massa.”


Últimas