Melomys rubicola ou Bramble Cay melomys desapareceu completamente da pequena ilha situada na Grande Barreira de Coral, no estreito de Torres, que separa Austrália e Papua Nova Guiné, o único local onde existia em todo o mundo.
Este pequeno roedor, considera único mamífero autóctone da Grande Barreira de Coral, foi registado pela primeira vez por europeus em 1845 no recife de coral de Bramble - Bramble Cay. Em 1978, uma expedição científica detetou uma redução do número de animais para apenas algumas centenas, até que, em 2009, a espécie foi vista pela última vez. Em 2014, um relatório recomendou que o estatuto da espécie fosse alterado de "em perigo" para "extinto".
Esta será a primeira extinção de um mamífero causada pela mudança climática provocada pelo homem, indica o relatório elaborado por especialistas e publicado pelo governo do estado australiano de Queensland.
Natalie Waller e Luke Leung, autores do relatório, indicam que a causa para o desaparecimento foi o aumento no nível das águas. As sucessivas inundações na ilha mataram os animais e destruíram o seu habitat.