Preparados de carne de porco, salgados e fumados, como presunto e enchidos, são responsáveis pelo cancro do intestino. A carne vermelha "provavelmente" também provoca esta doença. A conclusão é do Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, agência da OMS.
"Estes resultados confirmam as recomendações de saúde pública já feitas para limitar o consumo de carne", disse o diretor desta agência,Christopher Wild, citado pela AFP. A carne de porco está incluída no grupo das carnes vermelhas tal como a vaca, a vitela, o cordeiro, o cavalo e a cabra.
Os alimentos de charcutaria - e outras carnes processadas - estão agora incluídos no grupo dos agentes que causam cancro, como o tabaco ou o amianto.
Segundo as últimas estimativas do Projeto Fardo Mundial da Doença, 34 mil mortes por cancro por ano no mundo são atribuídas a uma alimentação rica em produtos de charcutaria, um milhão de mortes ao tabaco e 600 mil devido ao álcool.
A agência da OMS para o cancro consultou mais de 800 estudos para determinar que as carnes preparadas se incluem no Grupo 1 - "Agentes cancerígenos para o homem". A carne vermelha está no Grupo 2A - "Agentes provavelmente cancerígenos para o homem".