Hezbollah ameaça "deslocar milhões de israelitas" em caso de ataque ao Líbano
O líder do poderoso movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, assegurou esta sexta-feira que, no caso de um ataque israelita ao Líbano, a resposta provocaria "milhões de deslocados" em Israel.
"Se [os israelitas] ameaçarem deslocar 1,5 milhões de libaneses, então a resistência islâmica no Líbano [o Hezbollah] ameaça também deslocar milhões de israelitas", disse o chefe da formação xiita numa declaração pela televisão.
"Não receamos a vossa guerra nem as vossas ameaças", disse Hassan Narsallah, cuja formação combate na vizinha Síria ao lado do exército do regime de Bashar al-Assad.
"Se pensam que estamos ocupados pelo conflito na Síria enganam-se, porque isso nada altera na equação com o inimigo", acrescentou.
O líder do movimento armado xiita libanês respondia assim a um alto responsável dos serviços de informações militares israelitas que em maio alertou para a crescente ameaça, entre dois a três anos, de conflitos nas fronteiras de Israel.
Segundo este responsável, que se exprimia durante um encontro com jornalistas estrangeiros, Israel "terá de atingir" zonas civis no Líbano em caso de conflito com o Hezbollah devido à dispersão dos locais onde a organização concentra o seu armamento.
"Qualquer povoação libanesa é um bastião militar. Na próxima vez que nos envolvermos numa guerra com o Hezbollah, teremos de atacar cada um desses alvos e esperamos que a população civil não se encontre nesses locais", disse.
Segundo o responsável israelita, o Hezbollah, que manteve uma guerra com Israel em 2006, possui mais de 100 mil 'rockets' escondidos em zonas civis e que podem atingir o norte do Estado judaico, e ainda "centenas" de outros 'rockets' com capacidade para atingir todo o território israelita.
Lusa
Relacionados
Últimas