Mundo

Levantado alerta de tsunami no Japão emitido após forte sismo

As autoridades do Japão levantaram o alerta de tsunami emitido hoje após a ocorrência de um forte sismo no extremo sul do país.

Não foi registado qualquer tsunami na sequência do terramoto registado perto de Yonaguni, ilhote remoto que faz parte do arquipélago de Okinawa, localizado perto de Taiwan, informou a Agência Meteorológica do Japão, levantando o alerta aproximadamente uma hora depois de o ter emitido.

O alerta de tsunami foi lançado perante o risco de ocorrência de ondas de até um metro de altura, devido ao abalo, registado às 10:43 locais (01:43 em Lisboa), com uma magnitude de 6,6 na escala de Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico já tinha informado em comunicado que, com base nos dados disponíveis, o sismo em causa não representava uma ameaça.

O Japão situa-se no chamado "Anel de Fogo", uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, pelo que é palco de terramotos com relativa frequência.

Anualmente, por se encontrar na junção de quatro placas tectónicas, é atingindo por um quinto dos sismos mais violentos registados no planeta.


Lusa

Últimas