Mundo

Astrónomos detetam sinal rádio "extraterrestre"

Uma equipa de astrónomos australianos detetou um sinal emitido do espaço no momento em que ocorreu. Cientistas de vários pontos do globo estão agora a tentar encontrar explicação para o fenómeno.

O sinal foi detetado a 25 de Maio de 2014, através do rádio-telescópio Parkes, situado no leste da Austrália, e a descoberta foi agora publicada pela Royal Astronomical Society a 19 de Janeiro de 2015.

"A explosão foi identificada 10 segundos após ter ocorrido", revela Emily Petroff, da Melbourne's Swinburne University of Technology. Já no passado foram detetados estes sinais, mas apenas são descobertos semanas ou meses depois de ocorrerem. "Somos os primeiros a 'apanhar' um em tempo real", afirma Petroff.

Outros seis sinais, aparentemente emitidos fora da nossa galáxia, foram já detetados pelo rádio-telescópio Parkes e um sétimo pelo Arecibo, em Porto Rico.

Os astrónomos australianos contactaram os cientistas responsáveis por outros 12 telescópios espalhados pelo mundo - Austrália, Califórnia, ilhas Canárias, Chile, Alemanha, Havai e Índia - e no espaço, para procurarem respostas.
Últimas