O lançamento foi levado a cabo pelas 10:30 (02:30 em Lisboa) desde a província de Chagang (noroeste do país), o que faz deste o primeiro disparo do género realizado a partir de uma zona situada a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a China, informou o Ministério de Defesa sul-coreano em comunicado.
O regime norte-coreano realiza a maioria dos testes de mísseis a partir da província de Wonsan ou desde Jangsan, na costa oeste da Coreia do Norte, a cerca de 100 quilómetros da fronteira que separa as duas Coreias.
O míssil disparado hoje caiu no Mar do Japão depois de percorrer 220 quilómetros no ar, segundo a informação veiculada por Seul.
O lançamento teve lugar um dia depois do final, em Pyongyang, de um histórico torneio de luta livre, com 20 lutadores de cinco países, num evento acompanhado por meios de comunicação internacionais.
As duas Coreias, do Norte e do Sul, estão tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito armado (1950-53) terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.
Os Estados Unidos mantêm atualmente cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul para defender o parceiro asiático em caso de conflito.
Lusa