Mundo

Tropas dos Camarões bombardeiam campo do Boko Haram dentro da Nigéria 

O exército dos Camarões atacou o grupo radical  islâmico nigeriano Boko Haram, bombardeando um dos seus campos do lado da  Nigéria e matando "muitos combatentes", anunciou hoje um responsável da  segurança. 

A mesma fonte indicou que o exército atacou o campo na quarta-feira  à noite, dois dias depois de o grupo 'jihadista' ter tomado o controlo da  cidade de Gamboru Ngala, na fronteira com os Camarões. 

"Foram tanques estacionados na fronteira de Fotokol  1/8no lado camaronês  da fronteira 3/8 que bombardearam o campo do outro lado", precisou a fonte  citada, a coberto do anonimato, pela agência de notícias francesa, AFP.

"Vista de Fotokol esta manhã, Gambory parece vazia e cheira a morte.  Ninguém sabe quantos elementos do Boko Haram foram mortos, mas é óbvio que  foram muitos", acrescentou. 

O bombardeamento foi confirmado por um oficial da polícia local. 

"Tratava-se de casas abandonadas que eles ocuparam quando entraram em  Gamboru. Pensamos que ainda controlam a cidade, porque há muitos deles e  não se juntavam todos no mesmo local", explicou. 

Fotokol regressou à calma na quarta-feira, após dias de pânico em que  residentes e forças de segurança nigerianos fugiram para escapar ao ataque  do Boko Haram a Gamboru. 

O Boko Haram tem enfrentado pouca resistência dos militares à medida  que aumenta os ataques em todo o nordeste da Nigéria, onde pretende criar  um Estado Islâmico radical. 

Na sequência de confrontos em Gamboru Ngala, o exército nigeriano descartou  sugestões de que os militares teriam fugido, afirmando, em vez disso, que  eles estavam "a atacar através das fronteiras, numa manobra tática" e se  encontraram em território camaronês. 

Lusa

 

Últimas