Na nota de imprensa, o BM informa que vai fornecer 37,4 milhões de euros, em forma de doação, visando apoiar a melhoria dos sistemas de Gestão de Finanças Públicas (GFP) nos setores da Educação e Saúde, através da promoção de uma maior transparência, eficiência dos gastos no aprovisionamento, armazenamento e disponibilidade de medicamentos, bem como na gestão escolar.
"O financiamento será usado no apoio a um programa que irá apoiar as agências governamentais aos níveis central, provincial e distrital a realizarem reformas dos seus sistemas de (GFP) nos setores de saúde e educação que contribuam para uma alocação eficiente, uso apropriado de recursos e uma maior transparência e prestação de contas", indica o comunicado.
Numa outra nota de imprensa, o BM refere que vai desembolsar pouco mais de 18,7 milhões de euros para o desenvolvimento do setor financeiro, dos quais mais de 9,3 milhões de euros em forma de doação.
"Esta operação focaliza-se em três pilares: estabilidade financeira, inclusão financeira e mercados financeiros a longo prazo. O mesmo irá intensificar a estabilidade financeira mediante o apoio a melhorias na gestão do risco dos bancos e na solidez dos ativos bem como no enquadramento da resiliência na rede de segurança e de gestão de crises", refere o comunicado.
Lusa