Mundo

"Chefe carniceiro" do Boko Haram preso no norte da Nigéria 

A polícia da Nigéria anunciou hoje que prendeu  o "Chefe Carniceiro", um dos dirigentes do grupo islâmico Boko Haram durante  uma operação que decorreu sábado no nordeste do país. 

Mohamed Zakari, 30 anos, conhecido como "Chefe Carniceiro" foi preso  no sábado durante uma operação das forças de segurança contra uma base dos  ativistas do grupo na floresta de Balmo, na região de Bauchi. 

Zakari está envolvido na "recente matança de sete pessoas, incluindo  mulheres e crianças", acrescentou a polícia nigeriana. 

De acordo com as autoridades, a floresta de Balmo é um dos locais onde  o grupo extremista mantém várias bases operacionais. 

O grupo Boko Haram é acusado da morte de mais de 10 mil pessoas durante  os últimos cinco anos. 

Zakari tem sido apontado como um dos mais importantes líderes do movimento  extremista, apesar da cúpula do grupo estar neste momento fracionada havendo  várias células autónomas que operam sobretudo no norte da Nigéria e que  já não obedecem aos líderes originais. 

O grupo Bokop Haram, que pretende criar um estado islâmico no norte  da Nigéria, é liderado por Abubakar Shekau, acusado de terrorismo pelos  Estados Unidos. 

 

Lusa

Últimas