Mundo

Dengue faz quatro mortos desde maio na província angolana de Benguela 

A doença infeciosa dengue matou quatro  pessoas e infetou outras 77 desde maio na província angolana de Benguela,  litoral sul de Angola, informou o diretor do hospital provincial, Benedito  Quinta. 

Reuters/Arquivo
© Stringer . / Reuters

A maioria dos casos ocorridos neste período refere-se a adultos, mas  três das quatro vítimas mortais eram crianças, indicou o diretor do Hospital-Geral  de Benguela, em declarações à agência noticiosa angolana Angop. 

Segundo o médico, diariamente e em termos médios dão entrada naquela  unidade hospitalar três casos de dengue. Contudo, admitiu, a situação tem  "tendência de aumentar, uma vez que de forma contínua vão aparecendo mais  casos". 

Em Luanda, o departamento de saúde pública revelou que uma pessoa morreu  e mais de 200 foram afetadas pela doença infeciosa dengue, transmitida pela  picada de mosquito, na capital angolana, desde o início do ano. 

Os sintomas de dengue surgem entre três a 14 dias - período de incubação  - após a picada do mosquito infetado.  

A doença manifesta-se, geralmente, por febre, dores de cabeça, dores  nos músculos e nas articulações, vómitos e manchas vermelhas na pele e,  embora mais raramente, por um quadro hemorrágico. 

As autoridades aconselham a adoção de medidas de proteção contra a picada  de mosquitos e a vigilância dos sintomas de febre. 


Lusa

 

     

Últimas