Mundo

Presidente do Congresso norte-americano satisfeito com pedido de Obama

O presidente do Congresso norte-americano, John Boehner, declarou hoje estar satisfeito por o presidente Barack Obama ter anunciado que vai pedir autorização àquela câmara para uma intervenção militar na Síria.

Obama anunciou hoje que considera que os Estados Unidos devem adotar uma ação militar contra a Síria e que vai pedir autorização ao Congresso para essa intervenção. 

"Decidi que os Estados Unidos devem agir militarmente contra alvos do regime sírio" para o punir por ter utilizado armas químicas contra civis, e "estamos prontos a atacar quando quisermos", disse o presidente numa declaração nos jardins da Casa Branca. 

"Mas, vou pedir a autorização dos representantes dos norte-americanos no Congresso para o uso da força", disse Obama, exortando os eleitos a apoiar essa operação em nome da segurança nacional norte-americana.  

O Congresso está de férias até 09 de setembro, o que parece afastar a perspetiva de uma ação militar iminente contra o regime de Bashar al-Assad.  

No entanto os responsáveis republicanos do Congresso indicaram hoje que aquele pedido será analisado logo na semana de 09 de setembro. 

"Estamos satisfeitos por o Presidente ter pedido autorização para uma intervenção militar na Síria", disse John Boehner num comunicado conjunto dos representantes republicanos naquela câmara. 

Obama não se referiu a qualquer sessão extraordinária do Congresso e explicou que manteve contactos com dirigentes parlamentares que concordaram em debater este assunto no recomeço dos trabalhos. 

Lusa

Últimas