Mundo

Polícia brasileira entra em duas das favelas mais violentas do Rio de Janeiro

A polícia brasileira iniciou hoje de manhã uma operação de ocupação de duas favelas no Brasil, Jacarezinho e Manginhos, as mais violentas do Rio de Janeiro e controladas por tranficantes  de drogas. 

Arquivo AP
Felipe Dana

Pouco antes das 5:00 (8:00 de Lisboa), 800 polícias fazendo-se acompanhar  de 13 blindados da marinha, entraram a pé nas ruelas das duas favelas, conhecidas  também por serem centros de consumo de "crack", informou a agência noticiosa  francesa AFP, presente no terreno. 

Na favela de Jacarezinho, uma jornalista da AFP ouviu tiros, enquanto  que a imprensa local disse que na operação em Manginhos se desenvolve sem  que, por enquanto, se tenham entregado narcotraficantes. 

A operação mobilizou 170 fuzileiros da marinha, utilizando blindados  e 1.300 polícias, dos quais 500 estão a cercar as favelas. 

Pequenas equipas da polícia foram também enviadas para outras favelas  com o objetivo de vigiarem e controlarem as movimentações dos traficantes  de droga. 

As autoridades brasileiras estão a tentar controlar as zonas mais perigosas  do país, antes de se iniciar o Campeonato Mundial de Futebol em 2014 e dos  Jogos Olímpicos em 2016. 

Lusa

Últimas