Mundo

Greve geral em França contra adiamento da idade da reforma para 62 anos

A França vive hoje um dia de greve geral convocada pelos sindicatos em protesto contra a reforma do sistema de pensões apresentado por Nicolas Sarkozy, que hoje começa a ser discutida no parlamento francês. O adiamento da idade mínima da reforma, de 60 para 62 anos, é a principal medida do plano governamental e a mais contestada pelos sindicatos que hoje esperam dois milhões de pessoas nas manifestações previstas por todo o país.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, quer que, a partir de julho de 2011, a idade mínima da reforma seja adiada quatro meses todos os anos para atingir os 62 anos em 2018, o que poupará aos cofres do Estado 18,6 mil milhões de euros por ano.



O setor dos transportes deve ser um dos mais afetados pela greve geral de hoje, sendo esperado o cancelamento de três em cada cinco comboios de alta velocidade e de metade dos regionais, enquanto a Direcção-Geral da Aviação Civil recomendou às companhias o cancelamento de 25 por cento dos voos.



Para os sindicatos, este dia vai servir para medirem forças com um executivo que tem a maioria suficiente para avançar com a reforma e que não parece disposto a renunciar, ainda que que esteja disposto a negociar alguns pontos da reforma, como cláusulas específicas para os trabalhos de especial dificuldade



"Não vou ser mais um presidente a sair sem solucionar este assunto", garantiu Sarkozy na sexta feira.



Lusa

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Últimas