Meteorologia

Ciclone tropical Gabrielle: declarada situação de alerta nos grupos Central e Ocidental dos Açores

Situação de alerta implica a "proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas" e “a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais”, explica o Governo regional.

Furacão Gabrielle sobre o Oceano Atlântico
NOAA / AP

SIC Notícias

Lusa

Os Açores vão declarar situação de alerta, entre as 18:00 desta quinta-feira e as 18:00 de sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades, devido à passagem do ciclone tropical Gabrielle, anunciou o Governo Regional.

"Esta situação de alerta vigora entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de amanhã [sexta-feira]", afirmou o secretário regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, na sede da Proteção Civil, em Angra do Heroísmo.

Segundo o governante, a situação de alerta implica a "proibição de atividades junto à orla costeira e em zonas ribeirinhas" e "a restrição de circulação junto à orla costeira, exceto para residentes e serviços essenciais".

Estarão também proibidas "atividades turísticas ou lúdicas, nomeadamente a realização de trilhos pedestres", bem como "atividades desportivas, recreativas, culturais ou religiosas em espaços abertos, localizados em áreas expostas ao risco".

O ciclone tropical Gabrielle deverá passar pelos Açores como furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson (escala de 1 a 5, em que 5 é a categoria mais grave), provocando um agravamento do estado do tempo a partir do final do dia de hoje.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou as ilhas dos grupos Central e Ocidental em aviso vermelho, devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.

Últimas