Meteorologia

"Não se pode estar na rua": temperatuas aproximam-se dos 40ºC em Setúbal

O combate aos incêndios está a ser prejudicado pelo calor extremo e que vai manter-se durante o dia. Praticamente todo o território continental está sob aviso amarelo. A zona mais quente é a região de Setúbal, onde a temperatura deverá chegar aos 40 graus.

Hugo Garrido

Praticamente todo o território continental está sob aviso amarelo. O calor sente-se sobretudo em Setúbal, o distrito com a temperatura mais alta esta terça-feira. Os termómetros atingem os 40 graus.

"Há uma altura em que não se pode estar aqui na rua", diz um popular. Outra residente, que vive há mais de 90 anos em Alcácer do Sal, diz que já está habituada, mas que vai ficar em casa.

No entanto, quem está de passagem e não costuma lidar com temperaturas tão altas tem outros planos para esta terça-feira.

"Vou à praia. Há muito tempo que não tinha este calor", conta uma portuguesa, emigrante na Suíça.

Cuidados redobrados para crianças e idosos

Para enfrentar as altas temperaturas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda beber água, evitar a exposição direta ao sol, sobretudo nas horas de maior calor, e especial atenção aos mais vulneráveis: crianças, idosos e doentes crónicos.

Esta terça-feira, todo o território continental, exceto o distrito de Faro, está sob aviso amarelo. Além de calor, está previsto vento forte, sobretudo nas zonas costeiras.

Face a estas previsões, metade do território está em risco máximo de incêndio. O restante território está em risco elevado ou muito elevado.

Últimas