Meteorologia

Vem aí uma "pequena onda de calor", depois as temperaturas descem antes de chegar o "calor mais abrasador"

Há dez distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas. Calor vai manter-se nos próximos dias.

SIC Notícias

Lusa

Dez distritos de Portugal continental estão esta terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 desta terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Início de uma onda de calor

"Este será o começo de uma pequena - e efémera - onda de calor, que irá durar dois a três dias", aponta o climatologista Mário Marques em declarações à SIC. "A partir do dia 17 as temperaturas já começarão a descer de forma gradual."

Já a partir de dia 22 de julho pode chegar "uma verdadeira onda de calor, calor mais abrasador que virá do norte de África e poderá ficar sitiado até ao final do mês. Aí sim, teremos uma situação mais complexa e complicada".

Madeira sob aviso laranja

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou também as terras montanhosas da ilha da Madeira sob aviso laranja a partir das 09h00 desta terça-feira e até às 18h00 de quarta-feira, passando depois a amarelo até às 18:00 de quinta-feira.

Também a costa sul da ilha da Madeira vai estar a partir as 09h00 desta terça-feira e até às 18:00 de quinta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Chuva nos Açores

O IPMA colocou também os grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Faial, Terceira, S. Jorge, Graciosa e Pico) dos Açores sob aviso amarelo mas por causa da previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoadas.

No grupo ocidental, o aviso vai estar em vigor até às 09h00 desta terça-feira e no central até às 21h00 desta terça-feira.

Vinte concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Viseu e Guarda estão esta terça-feira em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Vinte concelhos em perigo máximo de incêndio

Segundo o IPMA, vários concelhos do interior norte e centro e Algarve apresentam perigo muito elevado de incêndio rural.

De acordo com os cálculos do instituto, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir desta terça-feira devido ao aumento das temperaturas previsto e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana em alguns distritos.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Últimas