Onze distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira sobre aviso amarelo até às 18:00 de sábado, devido ao calor. O Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) avisa que as temperaturas máximas vão ser elevadas.
Portalegre é um dos onze distritos que estão sob aviso amarelo, a partir desta quinta-feira, devido ao calor. Na quarta-feira, Campo Maior registou mais de 37 graus de máxima e foi o concelho mais quente do distrito.
A região está habituada, mas é preciso proteger os mais vulneráveis.
"Isto faz com que alguns hábitos devam ser adotados mais precocemente. A hidratação é uma delas, a proteção solar é super importante, utilizar chapéus, óculos de sol, roupas leves, claras de preferência, e evitar, sobretudo, a exposição solas nas horas de maior calor", recomendo Ana Fialho Madeira, Farmacêutica.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e Proteção Civil alertaram para o calor destes dias e deixaram várias recomendações para proteção das altas temperaturas e comportamentos a adotar face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente as necessárias medidas de prevenção e precaução.
Em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, a temperatura atingiu os 38 graus. Em Beja, Amareleja e Moura passaram os 39, enquanto em Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, foram registadas temperaturas acima dos 40.
Nos próximos dias, maior parte do território, à exceção do litoral norte e centro, vai estar sob aviso amarelo até as 18:00 de sábado.