Meteorologia

Três alpinistas morrem no cume do monte espanhol Moncayo

Moncayo, ou San Miguel, é uma montanha com 2300 metros de altitude, a mais alta do sistema montanhoso central de Espanha.

Lusa

SIC Notícias

Três alpinistas morreram este sábado no cume do monte Moncayo, no nordeste de Espanha, anunciaram as autoridades, numa altura em que o mau tempo se estende a todo o país, após a passagem da depressão Martinho.

"Estamos chocados com a morte de três alpinistas esta tarde no Moncayo", declarou Pilar Alegría, porta-voz do Governo espanhol, numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

"Os nossos pensamentos estão com as suas famílias e amigos", acrescentou.

Os alpinistas, que faziam parte de um grupo maior procedente de Madrid, provavelmente escorregaram numa placa de gelo, segundo a comunicação social espanhola.

Um pedido de socorro foi recebido pouco depois das 14:00 (locais e de Lisboa), e os bombeiros chegaram ao local e prestaram "os primeiros socorros a uma das vítimas que ainda estava viva", mas que acabou por morrer, indicaram na rede social X as autoridades de Saragoça, na região de Aragão.

"Devido ao mau tempo, o resgate por helicóptero teve de ser suspenso" e, finalmente, "os corpos tiveram de ser trazidos para baixo a pé, com a ajuda da Guardia Civil", a polícia espanhola, segundo as autoridades.

Quase toda a Espanha foi este sábado atingida pela depressão Martinho (que também afetou Portugal), a quarta a atravessar o país em menos de duas semanas, fazendo com que zonas de 14 regiões fossem colocadas em alerta meteorológico.

Últimas