A tempestade Éowyn, que está a atingir o Reino Unido, também terá efeitos em Portugal, ainda que menos severos. Os próximo dias vão ser de chuva, principalmente no Norte do país e com maior intensidade no domingo.
Para a Irlanda e para o Reino Unido, a previsão é de uma tempestade destrutiva, tendo sido mesmo apelidada de “tempestade do século”. Em Portugal, os efeitos não têm comparação. Ainda que indiretos, há avisos a ter em conta, com especial atenção, esta sexta-feira, para o litoral norte do território continental.
Para sábado, a previsão adequa-se à altura do ano: chuva e vento moderados, com aviso amarelo devido à agitação marítima em todos os distritos do litoral.
Chuva e vento fortes a partir de domingo
No domingo, a situação muda de figura, com um agravamento significativo do estado do tempo devido à passagem da depressão Hermínia.
“Na noite de domingo para segunda estamos à espera de um episódio de precipitação e vento bastante mais intenso. A situação meteorológica é bastante complexa e vai ser necessário acompanhar avisos meteorológicos pelo menos até terça-feira”, afirma Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
No início da próxima semana, está também prevista queda de neve para as regiões altas do Norte e Centro do país.