Meteorologia

Meteorologia: vem aí chuva e frio, mas sol deve regressar a tempo do Natal

Esta semana, a situação meteorológica será marcada por instabilidade. A depressão Dorothea, que está a atingir a ilha da Madeira, deverá chegar ao Continente na terça-feira.

SIC Notícias

A partir de terça-feira, a situação meteorológica no continente será marcada por instabilidade. A depressão Dorothea deverá provocar chuva e, a partir de quinta, a temperatura vai descer.

A depressão Dorothea, que afetou os Açores no fim de semana, está esta segunda-feira a atingir a ilha da Madeira e deverá chegar ao Continente na terça-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para a Madeira, ventos fortes e precipitação, principalmente para a zona sul da ilha.

"Ao longo do dia de hoje, o facto mais relevante tem sido a intensidade do vento (...) com alguns lugares com rajadas até 100 km/h. Elevámos o nível de aviso na costa sul para o nível laranja. Ainda existe alguma possibilidade de precipitação forte nas próximas horas. A partir do final do dia a situação deverá desanuviar tanto do vento como da precipitação”, explicou o meteorologista Pedro Sousa.

Em Portugal continental, a situação meteorológica será marcada por instabilidade a partir desta terça-feira.

"A semana iniciou-se ainda com este tempo estável e com noites frias. A partir de amanhã a situação irá mudar, começaremos a ter alguma possibilidade de precipitação. De modo geral fraca, sem grande impacto e que irá depois prolongar-se e intensificar-se quarta-feira em especial no Minho, Douro e litoral onde pode ser mais persistente e intensa, especialmente na noite de quarta para quinta."

A partir de quinta-feira as temperaturas máximas vão descer. Volta o tempo mais frio, mas sem previsão de chuva. A mudança progressiva aponta que o sol regressa a tempo das festas.

Existe, no entanto, a possibilidade de nevoeiro nas zonas mais altas do norte do país, como por exemplo em Bragança.

Últimas