A Proteção Civil registou entre as 00:00 de domingo e as 07:00 de hoje 750 ocorrências devido à chuva e vento fortes, a maioria inundações, sem causar vítimas. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram os efeitos da depressão Bert em Portugal, nas regiões Norte e Centro.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), duas pessoas tiveram de ser realojadas no concelho de Amarante, depois da casa onde vivem ter ficado inundada.
Durante a madrugada, as autoridades não registaram nenhuma ocorrência significativa, mas ontem à noite houve várias inundações.
O vento forte e a precipitação intensa foram responsáveis por mais de 280 inundações. Há também registo de mais de 200 quedas de árvores.
Coimbra foi a região mais afetada, mas o Norte do país também foi muito fustigado pelo temporal. Em Viana do Castelo, várias ruas ficaram alagadas. Choveu até no interior de um centro comercial da cidade.
Em Ponte de Lima, várias ruas ficaram intransitáveis, com a subida do caudal do Rio Lima.
Sete distritos sob aviso amarelo
Sete distritos do continente estão esta segunda e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Este aviso visa os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa, e vai durar entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira por se preverem ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.