Meteorologia

Meteorologia: anticiclone dos Açores "traz mais tempo quente e seco"

Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, explica que "o anticiclone dos Açores está mais localizado sobre a Península Ibérica", o que traz "temperaturas elevadas em todo o país, principalmente durante o fim de semana".

Elisa Macedo

Cristina Freitas

As temperaturas máximas em Portugal continental podem chegar perto dos 39 graus até domingo. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, “estendeu-se aos distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Viana do Castelo e Braga”, como avançou na SIC Notícias Patrícia Marques, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A meteorologista explica que o território continental está sob influência do anticiclone dos Açores e, por isso, as temperaturas vão manter-se "elevadas em todo o país, principalmente durante o fim de semana".

“O anticiclone dos Açores está mais localizado sobre a Península Ibérica e então está a transportar vento de Leste, vento do interior da Península Ibérica, e traz mais tempo quente e seco, não permitindo a passagem de superfícies frontais que vêm do Atlântico e que costumam trazer a chuva ao território de Portugal continental”, refere Patrícia Marques.


A meteorologista adianta que “o fim de semana será altura com temperaturas mais elevadas, tanto que a maior parte dos distritos do litoral estão sob aviso amarelo, portanto, o aviso já foi estendido aos distritos do Norte e Centro também”.

O fim de semana será a altura em que as temperaturas “podem chegar perto dos 39 graus e depois, na segunda-feira, há uma ligeira descida dos valores da temperatura, mas vão manter-se acima do normal para a época do ano e parece que até ao final da semana não haverá precipitação e os valores de temperatura máxima vão se manter elevados para a época do ano”.

Na região Sul, apesar do calor, a meteorologista do IPMA explica que não se “atinge o valor mínimo para emissão de aviso de tempo quente, mas todo o país terá valores elevados de temperatura, principalmente agora durante o fim de semana”.

Patrícia Marques deixa ainda uma palavra de alerta para os perigos nas praias, muitas que já não têm vigilância em outubro, apesar do calor. A meteorologista avisa também que o risco de incêndio é agora mais elevado, o que implica um cuidado mais acrescido, assim como com as pessoas mais vulneráveis e sensíveis ao calor.


Últimas