No município de Alcanar, na região da Catalunha, depois de várias horas de chuva intensa, este domingo, o rio de lama fundiu-se com o mar.
O temporal arrancou parte do pavimento, mas já era esperado pela Proteção Civil, pois decretou o confinamento dos quase 10 mil habitantes de Alcanar. Ainda na Catalunha, as chuvas levaram ao corte temporário da principal autoestrada e obrigaram à interrupção dos comboios entre a região e comunidade Valenciana.
De Norte a Sul, os bombeiros não tiveram descanso e foram chamados para remover árvores das vias, resgatar automobilistas e até residentes. Em Cuenca, a sudeste de Madrid, a Guardia Civil conseguiu salvar uma idosa que tinha ficado presa debaixo dos móveis na própria habitação.
Madrid e Cádiz com alerta vermelho
O alerta vermelho foi ativado em Toledo e também em Madrid onde o Governo Regional pediu à população que ficasse em casa. Foram encerrados túneis e parques públicos. O jogo entre o Atlético de Madrid e Sevilha marcado para este domingo teve de ser adiado.
Em Cádiz, o autarca disse não ter memória de ver tanta água em tão pouco tempo e verificou-se inundações e deslizamento de terra.
A chuva intensa começou a cair sábado e já provocou vítimas mortais. Os aguaceiros devem manter-se até, pelo menos, segunda-feira.