O verão começa com previsões de céu muito nublado, aguaceiros até ao final da manhã e temperaturas a oscilar entre os 16 e os 28 graus, situação que deverá sofrer alteração já a partir desta quinta-feira, como explica na SIC Notícias o climatologista do Plano Clima, Mário Marques, que dá conta da previsão meteorológica para os próximos dias, em que se espera um acentuado aumento das temperaturas. O climatologista estima, no entanto, que "em Portugal o verão não será o mais quente de sempre, nem será um verão quente”.
Mário Marques diz que as condições meteorológicas deverão começar a registar alterações já esta quarta-feira:
“Hoje ainda há um resto de fluxo do Atlântico que poderá provocar aguaceiros esporádicos, isolados e pouco frequentes, sobretudo durante a manhã. Aguaceiros esporádicos, isolados e pouco frequentes, sobretudo durante a manhã, mas à tarde a situação muda de cenário, as temperaturas já começarão a aumentar e sobretudo no dia de amanhã”.
Temperaturas equatoriais a ultrapassar os 40 graus e com mínimas mais altas
Segundo o climatologista do Plano Clima, as previsões apontam para uma subida mais acentuada em especial no Algarve e Alentejo, devido a uma massa de ar quente que se irá instalar praticamente em todo o território e que irá progredir para noroeste.
“O pico deverá atingir-se nos dias 24, 25, no Alentejo e no Interior Raiano de Castelo Branco, as temperaturas irão aproximar-se dos 40 graus e mesmo nalgumas localidades a passar os 40 graus. O Algarve será de facto a região com as temperaturas mínimas mais altas, que poderão ser quase equatoriais, portanto, temperaturas mínimas que poderão não baixar dos 25 graus durante as 6, 7 horas da manhã, que é o período normalmente mais mais fresco”.
“Esta situação vai prolongar-se até aos dias 26, 27 e a partir do dia 28 já poderemos ter uma ligeira descida da temperatura gradual que será mais acentuada no dia 29 para dia 30 e já regressará a valores normais para a época do ano”, explica Mário Marques.
Serão frequentes ondas de calor?
Em algumas partes da Europa já se estão a verificar temperaturas muito acima do normal para esta altura do ano. Os especialistas admitem que este poderá ser o verão mais quente de sempre, situação que o climatologista não prevê para Portugal.
“Penso que para Portugal não será o verão mais quente de sempre, nem será um verão quente. Será um verão que terá os seus períodos quentes. Agora em outras áreas do globo já se está a verificar, portanto, no Canadá, no Norte dos Estados Unidos, mesmo também na Índia, em algumas partes da Europa já se estão a verificar temperaturas muito acima do normal para esta altura do ano”.
Mário Marques fala numa “tendência dos últimos anos para nas latitudes mais a norte, onde se têm registado temperaturas cada vez mais elevadas durante a época estival e isso tem-se verificado já nos últimos 5 anos”.