O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgou o boletim climatológico de fevereiro, dando conta de que foi “extremamente seco”. Já quanto às temperaturas, e apesar das noites muito frias, mantiveram-se em níveis normais para a época.
“Em Portugal continental o mês de fevereiro de 2023 classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e extremamente seco em relação à precipitação. (…) o valor médio da temperatura média do ar, 9.94°C, foi muito próximo do valor normal 1971-2000, com uma anomalia de -0.04°C”, destaca o IPMA.
Em média, a temperatura máxima do ar foi de 15.78°C “superior ao valor normal” e o "12.º valor mais alto desde 1931". Já as temperaturas mínimas rondaram os 4.11°C, “inferior ao valor normal", sendo o 6.º mais baixo desde 2000.
Quanto à precipitação, fevereiro foi um mês “extremamente seco, com um total de precipitação de 10.7 mm que corresponde apenas a 11 % do valor normal”.
O IPMA destaca, porém, “a precipitação ocorrida no distrito de Faro nos dias 8, 9, 14 e 15, com ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”.
Ainda assim, e de acordo com “o índice de seca PDSI, verificou-se um aumento das áreas em seca fraca e seca moderada na região Sul; distritos de Setúbal e Beja, com muito locais em seca moderada; a 28 de fevereiro 15 % do território estava em seca fraca e 13 % em seca moderada".