Por causa da chuva forte vários espaços comerciais ficaram inundados em Chaves, no distrito de Vila Real. O presidente da Câmara espera que nas próximas horas comecem a ser calculados os prejuízos provocados pelo temporal.
Em reação às cheias que afetaram a cidade, Nuno Vaz Ribeiro, autarca de Chaves, refere que as situações mais críticas ocorreram entre o final da tarde de domingo e a madrugada desta segunda-feira, período em que a água subiu a uma média de 18 centímetros por hora.
O nível da água do rio está neste momento três metros acima do normal para esta altura do ano.
A muita água que passou a correr no rio Tâmega fez com que o curso de água transbordasse e inundasse a zona ribeirinha, pondo em risco alguns estabelecimentos comerciais e algumas casas.
Nuno Vaz Ribeiro revela que a Proteção Civil, juntamente com a Câmara Municipal, conseguiu informar e deslocar a população que se encontrava em risco mais iminente que, atempadamente, conseguiu assim salvar alguns pertences.
Ainda não foi possível apurar o valor total dos estragos, mas garante que assim que a situação de cheia estabilizar, a Proteção Civil vai proceder à realização de um relatório detalhado.
A equipa de repórteres da SIC esteve em direto da zona mais afetada por esta subida do nível da água e relatou que o pior já terá passado, uma vez que desde as primeiras horas da madrugada que deixou de chover.
Vários habitantes têm-se deslocado à zona ribeirinha da cidade de forma a perceberem como essa parte da localidade foi afetada. No entanto, a Proteção Civil desaconselha este comportamento por uma questão de segurança.