Meteorologia

Chuva intensa e risco de novas cheias: as medidas e conselhos da Proteção Civil

Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa em alerta laranja face às previsões de chuva.

SIC Notícias

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o risco de novas cheias devido ao agravamento do estado do tempo e reforçou os conselhos à população. Elevou ainda o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos.

"Foi decidido, no briefing do centro de coordenação operacional nacional, elevar o estado de alerta especial para nível laranja para os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa", disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O período crítico será entre as 21:00 e as 09:00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.

O IPMA prevê o agravamento do estado do tempo a partir desta segunda-feira à tarde e as atenções vão estar centradas no céu e rios, principalmente no Norte e Centro do país. As autoridades pedem por isso cuidados redobrados nos próximos dias e em especial nas próximas horas.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Braga, Viana do Castelo, Castelo Branco, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Setúbal e Lisboa estão sob aviso laranja a partir das 00:00 desde terça-feira e até às 09:00 do mesmo dia.

Os efeitos expectáveis

Segundo o comandante nacional, André Fernandes, os efeitos expectáveis são: inundações em meio urbano, trasvaze do leito dos rios, deslizamentos de terra e derrocadas.

Na conferência de imprensa, em Carnaxide, o comandante nacional alertou que, durante a madrugada de terça-feira, poderão ocorrer inundações, com particular incidência nas zonas urbanas do Litoral Norte, Região Centro e Área Metropolitana de Lisboa.

"Mais do que as medidas de antecipação que estão a ser tomadas, importa sensibilizar para a autoproteção de todos, que é fundamental", apelou André Fernandes, recomendando que os condutores que já estejam a realizar viagens neste período, a poucos dias do Natal, também estejam atentos à informação meteorológica e operacional da Proteção Civil.

"Se for necessário, farão os condicionamentos de trânsito nas vias mais afetas ou com possibilidade de virem a ser afetadas", disse.

Várias bacias hidrográficas estão em alerta devido à possibilidade do aumento significativo do caudal, que pode fazer transbordar alguns rios e causar cheias.

Perante o risco de inundações em meios urbanos existente durante o dia de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apelou para que as pessoas se autoprotejam.

Alertou ainda para a possibilidade, face a uma precipitação elevada, não só "de cheias nos rios, mas acima de tudo daquilo que são as inundações em meio urbano".

Últimas