O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta segunda-feira de dez para 14 os distritos sob aviso laranja devido à previsão de chuva intensa, acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima.
Os distritos de Évora, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 desta segunda-feira e as 03:00 de terça-feira, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Viseu e Beja até às 12:00 desta segunda-feira, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira e Lisboa entre as 21:00 e as 09:00 de terça-feira, passando depois a amarelo.
Sob aviso laranja estão também as Regiões montanhosas e a Costa sul da ilha da Madeira devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira.
Ainda no continente, o IPMA colocou também os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga com aviso amarelo até às 15:00 de hoje e Faro e Beja entre as 12:00 e as 15:00 de terça-feira por causa do vento forte.
Sob aviso amarelo estão ainda os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Proteção Civil já tinha alertado que a chuva e ventos fortes vão continuar até pelo menos terça-feira, tendo pedido aos portugueses para adotarem uma condução defensiva, com atenção aos lençóis de água.
A Agência Portuguesa do Ambiente também alertou para a ocorrência de inundações em zonas urbanas, "causadas por acumulações de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento", bem como possibilidade de cheias, "potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras".
Alerta também para a possibilidade de deslizamentos e derrocadas, arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias, possibilidade de queda de neve e piso escorregadio.