Guerra Fria

Guerra Fria: Estaline tem a solução

Entre mandados de detenção e citações de discursos de Estaline, a guerra na Ucrânia cresce nas tensões no palco internacional, sendo com encontros entre China e Rússia, países que não reconhecem a lei do TPI ou a dificuldade de armamento das tropas soviéticas.

Nuno Rogeiro

José Milhazes

Os comentadores da SIC, José Milhazes e Nuno Rogeiro, no habitual espaço de comentário Guerra Fria, analisaram o mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI), a falta de armamento das tropas russas e as munições com urânio empobrecido na posse da Rússia.

Embora a Arménia ainda seja um aliado da Rússia, esse país poderá não receber mais Putin, pois este corre o risco de ser detido.

Quanto à Hungria, o país diz que afinal não transpôs o estatuto do TPI para a sua lei (apesar de ter prometido fazê-lo na ratificação de 2001), e portanto não é membro pleno, não indo assim cumprir o mandado.

Para além disto, a Rússia continua com problemas no fornecimento de armamentos modernos às suas tropas na Ucrânia e, para os solucionar, recorre às receitas da era de Estaline.

Dmitri Medvedev, que além de muitas outras coisas dirige a Comissão Militar Industrial, decidiu ler aos participantes dessa um telegrama enviado pelo ditador soviético José Estaline à direção de uma fábrica de tanques.

Últimas