Violência doméstica

No ano passado, 1 em cada 3 vítimas de violência doméstica era menor

Em 2024, foram registadas mais de 30 mil denúncias de violência doméstica. Observou-se um aumento alarmante da violência contra jovens com menos de 16 anos, junto do seio familiar.

Ana Paula Félix

A violência doméstica continua a ser um problema grave, como revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI). Em 2024, 23 mulheres perderam a vida vítimas deste crime, e o número de jovens afetados também aumentou.

No total, registaram-se mais de 30 mil denúncias de violência doméstica, com quase 26 mil casos envolvendo maridos ou companheiros. As vítimas são, na sua maioria, mulheres, com um total de 23.974 casos, e grande parte delas tem mais de 25 anos.

Além disso, observa-se um aumento alarmante da violência contra menores, com 10.430 jovens, com menos de 16 anos, a sofrerem agressões no seio familiar. Também se destaca que cerca de quatro mil vítimas tinham mais de 64 anos.

O sistema de queixa eletrónica, implementado até ao final de 2024, registou 897 ocorrências. Por fim, os suspeitos e condenados por violência doméstica representam quase 60% dos pedidos de pulseira eletrónica nos tribunais, com mais de 1.500 casos registados no ano passado.

Últimas